Engenhosidade

Engenhosidade
Traduzir ideias, conceitos e teorias em inventos não é uma tarefa trivial em hipótese alguma.

THOMAS EDISON













Ele deu a luz a humanidade, mais de 100 anos atrás. E, com ela, a rede elétrica, que permitiu uma revolução tecnológica ainda bem longe de terminar.

Uma das definições mais famosas do que é ser um gênio partiu dele mesmo. À revista Harper's Monthly, em 1932, disse modestamente ''Genialidade é 1% inspiração, 99% transpiração''. Muita gente cita isso até hoje sem saber sua origem - assim como, sem nos darmos conta, devemos a maior parte do que chamamos de modernidade ao trabalho de Thomas Alva Edison.


NIKOLA TESLA














O excêntrico inventor nascido na Sérvia que tornaria a distribuição de energia alétrica viável em longas distâncias.

Dizem que a genialidade costuma morar muito perto da loucura. Não há evidência conclusiva, mas o preceito certamente se aplicava a Nikola Tesla.
Seu feito mais concreto, entre tantos, foi ter desbancado o sistema de corrente direta (DC) de distribuição de eletricidade advogado por Thomas Edison com a corrente alternada (AC), que sairia vencedora na disputa de padrão, viabilizando o fornecimento de energia proveniente de fontes remotas - seria extremamente complicado, por exemplo, levar energia de Itaipu para a costa brasileira se não fosse a corrente alternada.

ARQUIMEDES













O inventor mais bem-sucedido da Antiguidade, com um espírito tecnológico incomum para sua época. Até arma de raios ele criou.

''Dê-me um ponto de apoio e moverei a Terra.'' Com essa frase, Arquimedes demonstrava seu entusiasmo por uma das tecnologias mais efetivas de seu tempo- a alavanca.
Naquela época, século 3 a.C., os gregos eram famosos por sua habilidades sem pararelo na geometria e na matemática. Mas suas credibilidades como inventores eram bem menores.

STEVE JOBS













Ele inventou o conceito de computador pessoal no século 20. E reinventou no século 21.

Quando os primeiros computadores começaram a ser construídos, nos anos de 1940 e 1950, estava claro que seriam bem úteis em aplicações militares e científicas. Mas, mesmo que seu tamanho pudesse ser reduzido (costumava ocupar salas inteiras), ninguém imaginava que pudesse se tornar um item indispensável no ambiente doméstico.
Essa revolução caberia à geração geek do Vale do Silício, na Califórnia, que teve em Steve Jobs seu máximo expoente. A história da fundação da Apple, na garagem de do pai, em 1976, se tornou lendária. Em parceria com Steve Wozniak, ele criou a empresa que se tornaria sinônimo de inovação no campo da informática hoje.